segunda-feira, 16 de maio de 2011

Sobre o amor...


Acho que deveria existir um dispositivo na garganta das pessoas que explodisse, cada vez que alguem dissesse “eu te amo”, “eu te adoro”, sem amar, sem adorar de fato.Sou genial. Ou então, acabei de dar a mais concreta prova da minha crua insegurança. Li em algum lugar que amor é “doação ilimitada a uma completa ingratidão”. Não sei não. O amor é uma anomalia, uma patologia. Você está numa boa, tratando de viver a sua vida, e de repente esbarra em algo bonito (uma pessoa, um sentimento, um momento) e de uma hora pra outra, enfia na cabeça que, em um mundo cheio de gente, só existe Fulano. Aí o Fulano te desaponta, e você para pra pensar e descobre que ele não é tudo isso. Ele é arrogante, ele pensa que “mim” conjuga verbo, ele não escuta música boa, mas epa, você sempre soube disso. E porque ainda assim, você o escolheu? Porque ninguém ama pelas qualidades que o outro tem. Se fosse assim os não-fumantes, apreciadores de Chico Buarque, seriam disputados a tapa. Se ama por detalhes, não por referências. Volto a dizer, não concordo com as definições que implicam dor no ato de amar, dor nenhuma é boa de sentir, nem a de cotovelo, tão exaustivamente supracitada nas melancólicas músicas de amor. Amar é se sentir compadecido diante do seu próprio desamparo ao ver quem se gosta passar, não porque o sofrimento é benéfico, mas sim porquê é exatamente nesses momentos que se percebe a fragilidade e a pequenez humana. Amar é não projetar seu ideal de perfeição em cima de ninguém, e aceitar as falhas do outro, e ainda assim, amar. O amor é mesmo tão complexo, que todo esforço meu para achar um conceito melhor, esbarra na minha incapacidade de sintetizar algo tão sublime, ou então acaba em um clichê brega como esse que acabei de descrever.

14 comentários:

  1. Disse tudo :P Vários conceitos de "amar" :DD

    ResponderExcluir
  2. Okay, tá melhorando! auehuahe um post menos triste.
    Tá legal.. apesar de ser tudo muito fofo, não ficou exagerado. Parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns, muito interessante, Se ama por detalhes, não por referências! Isso sim é o conceito de amor de verdade, quem ama por detalhes sabe o que é o amor :)

    ResponderExcluir
  4. mto massa :00
    concordo com o seu ponto de vista em cristo
    continue assim :DDDDD
    \o/

    ResponderExcluir
  5. aah o amor, continuo achando o amor uma coisa doida...mas algo lindo, de difícil compreensão.
    achei lindo seu comentário no meu blog, assim como seu texto, se quiser mesmo conversar comigo, me adicina no msn rafael_pin2@hotmail.com
    beijão e continue escrevendo.

    ResponderExcluir
  6. Amar não tem conceito e nem explicação, somente paixao :)
    "Não ame pela beleza, pois um dia ela acaba. Não ame por admiracão, pois um dia você se decepciona. Ame apenas, pois o tempo nunca pode acabar com um amor sem explicação."

    ResponderExcluir
  7. É, tema difícil de se falar. Mas com certeza todos esses conceitos fazem parte do amor em si, e não só esses, como muitos outros, acho que por isso torna-se tão difícil conceituar definitivamente o amor. Parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  8. O amor é um coquetel de sentimentos aleatórios. Bem assim.

    ResponderExcluir
  9. O AMOR É UM SENTIMENTO EM EXTINÇÃO NESSA SOCIEDADE EGOÍSTA,HEDONISTA,MANIQUEÍSTA E NARCISISTA EM QUE VIVEMOS!!!!!


    ASS:LARISSA

    ResponderExcluir
  10. Que loucura é esse tal de amor né?
    De repente aquilo é tudo e num piscar de olhos não é mais nada.
    Loucura essa história de amar defeitos! Quer dizer que amamos o que há de estranho nas pessoas? Então o amor também é uma coisa estranha.
    Vai entender.

    ResponderExcluir
  11. Adorei teus textos Anna... Esse é ao mesmo tempo divertido, sincero e muito fofo... abraço para você... Seja bem vinda no sussurro!

    Abraço com carinho!

    ResponderExcluir
  12. É o tal do não amar "por isso", mas "apesar disso".

    Gostei daqui.

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  13. LINDA ! meu orgulho *_*

    te amo por detalhes :)
    Tay

    ResponderExcluir
  14. declaro que estou a mais de uma hora lendo seus textos. não consigo parar! hahaha mt bom (:

    ResponderExcluir