quarta-feira, 4 de maio de 2011

A flor no asfalto


Bom, tudo que poderia dar errado essa semana deu, e olha que hoje só é quarta. Minha vontade era sair do meu corpo por uns tempos, passear por aí, só em espírito. Pra isso, só morrendo, coisa que eu não quero agora. Como eu não sou depressiva nem suicida (tenho um amigo que certamente vai reclamar da melancolia desse post, faço o próximo sobre carnaval, cerveja e afins, pra provar que eu sou uma pessoa feliz na maior parte do tempo) tenho mais é que parar de reclamar do meu coração que só sabe boicotar o meu cérebro, e lembrar do que um ex professor de literatura (por sinal, excelente) me disse a respeito de superar adversidades. Resiliência. Para a física, é  a propriedade que alguns materiais tem de acumular energia quando submetidos a uma pressão muito grande sem que ocorra ruptura. Possíveis deformações podem acontecer no objeto, a ponte por exemplo, dilata. O que importa é que o objeto em questão continua firme e forte, não intacto, mas inteiro. Para psicologia, resiliente é a pessoa que ao passar por um problema, por uma situação de estresse, de tristeza, se permite sofrer sim, afinal chorar é sempre bom pra aplacar a dor. Após esse período, porém, esse alguém é devolvido pro mundo muito melhor, muito mais forte, absorvendo cada milímetro de sofrimento da experiência passada não mais como dor, mas como aprendizado. Para mim, resiliente é a florzinha da imagem do post, que como Drummond uma vez já disse “É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio”

10 comentários:

  1. É uma ótima solução ver o sofrimento como oportunidade de aprender, de crescer. e o exemplo da flor foi muito bem colocado, ótimo post *-*

    ResponderExcluir
  2. Muito bem escrito!
    “É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio”
    Fato.

    ResponderExcluir
  3. “É feia. Mas é uma flor. Furou o asfalto, o tédio, o nojo e o ódio”
    Quem luta sempre alcança :)
    E como tu disse "absorvendo cada milímetro de sofrimento da experiência passada não mais como dor, mas como aprendizado", o importante é aprender com os erros, já que não dá mais pra consertar agt pode pelo menos tirar proveito do passado para fazer um futuro melhor...

    ResponderExcluir
  4. Sempre escrevendo bem legal mas odeio ver essa tristeza!!! Problemas são feitos para serem vencidos,pensados e talvez resolvidos de varias formas.. =pbeijos!

    ResponderExcluir
  5. De alguém que tem muita experiencia nesses assuntos de coração, tristeza e afins.
    Tudo passa e só te torna mais forte, mais maduro, mais "ligado no movimento". Mas, não deixe sentimentos ruins mudarem a sua essência a sua poesia, porque é isso que você é.
    Deu vontade de te conhecer de perto agora, e conversar com você de perto também..rsrs

    fica bem e se cuida...desse coração vagabundo de cá.

    ResponderExcluir
  6. Gostei do que escreveu. Quem não sofre e não se permite sofrer nesse mundo? É assim que aprendemos como escolher os caminhos da vida.

    Thamy D'el Rey

    ResponderExcluir
  7. às vezes dá vontade, mas um dos segredos é não desistir.

    sorte.
    bjsmeus

    ResponderExcluir
  8. Oi,Anna!Obrigada pela visita!Nem sempre é possível disfarçar a tristeza,mas assim como a alegria ela faz parte do caminho e da aprendizagem, precisamos dos dias cinzas para valorizar os diaz de sol.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. O mais importante que se tem a parender com o sofrimento é como superá-lo :)eu n lembrava dessa propiedade da física confesso,mas a idéia é exatamente essa !


    amiga linda e escreve bem :*

    ResponderExcluir
  10. Valeu a menção (Y)
    Adorei a analogia com a fisica auehauheuaae
    Dureza, tenacidade são outras propriedades fisico-químicas dos elementos que também da pra fazer comparação.

    ResponderExcluir