quarta-feira, 20 de julho de 2011

De tudo um pouco.


Hoje, no aniversário de um mês e meio de abandono do meu blog, decidi postar algo. Li em algum lugar que a maioria dos blogs não continuam na ativa depois de dois meses de criação. Pensei: sou uma pessoa linear, determinada e decidida. Vou postar rigorosamente ao menos duas vezes por semana até o último período do meu curso para acompanhar o meu amadurecimento literário, não vou fazer parte dessa estatística etc etc etc. Bom, adivinha? Não postei todas as semanas. Adivinha de novo? Nem sequer continuo fazendo jornalismo.

Engraçado. Passei o meu último ano escolar planejando meu futuro, ia me formar em jornalismo e ser muito feliz e bem sucedida. O plano perfeito, sem espaço para defasagens e/ou fragilidades. Então, justo eu, que não suporta livros de auto-ajuda, vou ter que me abrigar na facilidade de um lugar comum e dizer que a vida não segue nenhum tipo de planejamento meticuloso e foi justamente por isso que o meu plano perfeito falhou.
Semana passada fui na UFMA me matricular em Direito. A primeira vez que eu entrei ali, trazia comigo um bilhão de aspirações políticas, planos de revolução por se concretizar, idéias, ideais e o que mais couber nos estereótipos dos alunos de Jornalismo. Na primeira aula, cada um fazia uma pequena apresentação e dizia os motivos que os levaram até ali. Falei algo a respeito de não gostar de estudos metódicos, de não me encaixar em nenhum outro curso e de como eu amava leitura e escrita. Mais verdadeiro impossível. E porque eu vou fazer Direito? Você me pergunta. “ Homem primata, capitalismo selvagem”. Pois sim. Passei muito tempo fechada em uma bolha de idealismos furados, eu sei que esse post está meio triste, mas nem era essa a intenção, deve ser só saudade...

Sexta no Reviver, enquanto eu caminhava pro carro com uns amigos, um garoto me assaltou com uma faca. Ele era negro, franzino, estava nervoso e provavelmente drogado. Que ladrão mais clichê!
Gritou: Passa o celular senão eu te mato. Eu entreguei. E em vez de raiva, senti uma angústia quase que inexplicável. Amanhã ou depois eu compro outro celular, enquanto ele vai continuar roubando pra cheirar colar, pra fumar crack, pra enganar a fome. E não me venham com idealismos! “ Ah Anna, ele é bandido, se ele quisesse ele conseguia trabalho” Ah claro, todos empregam negros, pobres sem estudo. E em relação a droga, se eu morasse na rua, acho que também precisaria de um alento. Planejei um post sobre inconstância, falei sobre sonhos furados e acabei criticando o sistema. Realmente, nada nessa vida segue roteiros.

7 comentários:

  1. "Semana passada fui na UFMA me matricular em Direito. A primeira vez que eu entrei ali, trazia comigo um bilhão de aspirações políticas, planos de revolução por se concretizar, idéias, ideais e o que mais couber nos estereótipos dos alunos de Jornalismo."
    Pq não entrar com esses mesmos planos, idéias e ideais no curso de Direito? Afinal é um curso que tu vai poder lutar melhor pelos teus direitos e dos outros :)
    Quem sabe a Anna do futuro achará uma "solução" para tirar todos os drogados/assaltantes das ruas e assim fazer um Brasil melhor haha
    Boa sorte no novo curso :)

    ResponderExcluir
  2. às vezes quando as coisas não saem do jeito que a gente se planeja, se tornam bem melhores. É uma das ironias da vida.

    Gabi lindo

    ResponderExcluir
  3. Uma coisa que aprendi nos últimos tempos é que a vida não se deixa ser planejada, e depois aprendi que é melhor assim; qual seria a graça de uma vida totalmente planejada? acredite, seria legal no começo, mas depois o suicídio seria inevitável. Digo também que os melhores momentos da minha vida não foram planejados. O blog tá ótimo, cada vez mais realista, gosto disso, fala é mesmo auehhuaehuae

    ResponderExcluir
  4. "A vida se desenrola como uma série de cenas, quando uma cena acaba, há milhões de possibilidades à frente."

    ResponderExcluir
  5. "...nada nessa vida segue roteiros."
    boa.

    ResponderExcluir
  6. "Quero falar sobre planos de vida , e como todos nós os fazemos. E como nós esperamos que nossos filhos façam planos bons, inteligentes e próprios. Mas se realmente formos honestos com nós mesmos, nossos planos normalmente não funcionam como esperamos. Portanto ao invés de perguntar aos jovens "Quais são seus planos? O que você planeja para a sua vida?" talvez devêssemos dizer isso: Planeje ser pego de surpresa." (Do filme 'Eu, Meu Irmão e Minha Namorada', EUA, 2007)

    Planos, ideais e inconformismos: já estamos cheios deles. Mas se fazem necessários a cada desilusão, a cada caminho a percorrer, a cada história pra contar. Minha história é um pouco diferente da sua. Saí de um curso que não era o que eu, de fato, queria, mas que já me via concluindo. Fui pego de surpresa e cá estou eu. Planejar pra quê? É como o filme diz: "Planeje ser pego de surpresa". Isso já me basta!

    Li todos os textos e gostei demais do que vi.
    Parabéns, princesa!
    Beijos ;*

    http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Espero que vc veja isso, pq faz MUITO tempo que a gente não se fala, e do nada eu pensei em vc esses dias, e ambos abandonamos nossos blogs, e o hotmail deletou meu outro msn, então me adicione rafaeltiatereza@hotmail.com, ou se vc resolveu fazer um facebook me ache lá "Rafael Pin Tia Tereza" beijooo meu bem, saudade de conversar com você.

    ResponderExcluir